AIP Evento Sessão Pública de Apresentação

Sessão Pública de Apresentação do PME Connect conta com presença do Ministro da Economia

A AIP apresentou hoje o programa PME Connect com a presença do Ministro da Economia

Lisboa – 23 de maio de 2018

Sessão Pública de Apresentação - 001

A Associação Industrial Portuguesa (AIP), com o apoio da Deloitte, apresentou hoje o programa PME Connect. A sessão contou com a presença de Sua Excelência o Ministro da Economia, Doutor Manuel Caldeira Cabral. Este programa inovador é cofinanciado pelo COMPETE2020 e tem como objetivo apoiar uma internacionalização mais eficaz das PME portuguesas através do suporte de grandes Grupos Fortemente Internacionalizados (GFI).

O programa PME Connect conta neste momento com mais de 50 PME envolvidas, enquadradas em cinco “activation labs” temáticos, isto é, sessões de trabalho com, respetivamente, cinco GFI: EDP (energia), SONAE (retalho), Mota-Engil (construção), Tekever (IT & Defesa) e Pestana (Turismo).

O programa tem ainda um Conselho Consultivo onde estão representados a Ordem dos Economistas, a Casa da América Latina, a AICEP, o IAPMEI, a COTEC, a Católica-Lisbon, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), para além da própria AIP, Deloitte e dos cinco GFI.

O evento abriu com a intervenção do Presidente da AIP, Dr. José Eduardo Carvalho, seguindo-se a intervenção do Ministro da Economia que destacou os bons resultados conseguidos pelas empresas portuguesas, nomeadamente o crescimento de 11,2% na exportação de bens e serviços entre 2016 e 2017.

Seguiram-se as intervenções do Diretor da AIP e responsável do projeto, Dr. Paulo Caldas, que evidenciou “a necessidade de continuar a aposta na internacionalização das PME portuguesas, procurando ultrapassar a barreira de mais de 50% do valor do PIB em exportações”. Já o gestor responsável do projeto pela Deloitte, Dr. Pedro Janeiro, frisou “o enorme sucesso das empresas e dos empresários portugueses que pelo 5º ano consecutivo permitiram a Portugal manter o saldo da balança corrente positivo”

O primeiro painel de debate, subordinado ao tema da “Cooperação para a internacionalização das PME” contou como chairman o Dr. Rui Leão Martinho, Bastonário da Ordem dos Economistas, e as intervenções do Dr. João Dias (Administrados da AICEP), Eng. Miguel Sá Pinto (Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI) e Dr. Rui Gidro (Partner da Deloitte).

O segundo painel de debate, orientado para as “Estratégias de internacionalização das grandes empresas e a cooperação com as PME” voltou a contar com o Dr. Rui Leão Martinho enquanto chairman, e as intervenções do Dr. José Theotónio (CEO do Grupo Pestana), Eng. António Mota (Presidente do Grupo Mota-Engil), Professor Manuel Mira Godinho (Presidente do ISEG), Eng. Ricardo Mendes (CEO da Tekever) e Eng. Carlos Madeira (Administrador da EDP).

O encerramento do evento deu-se com a intervenção de Sua Excelência o Embaixador Mário Lino da Silva em representação da Casa da América Latina.

Seguem-se, ao longo dos próximos meses, diversos workshops e Open Days com as empresas participantes.

Mais informações sobre os próximos eventos poderão ser consultadas neste website do projeto PME Connect.

Algumas fotos da Sessão Pública de Apresentação:

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s