AIP Entrevista José Eduardo Carvalho

Entrevista – José Eduardo Carvalho (Presidente da AIP)

Entrevistámos José Eduardo Carvalho, desde 2011 Presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP).

 

José Eduardo Carvalho - Presidente da AIP

1)  A AIP tem uma longa tradição no desenvolvimento de programas de internacionalização junto das PME. Quais os maiores desafios que as PME enfrentam atualmente na sua estratégia de internacionalização?

Existem dois desafios que nos parecem fundamentais para dinamizar a vertente exportadora das empresas: o da capacitação das PME, nas diversas áreas desde a formação específica, inovação, workshops de mercado e financiamento; e por outro lado, a necessidade de desenvolvimento de um conjunto de instrumentos de capitalização e de financiamento (bem como incentivo fiscal) à internacionalização das PME – que apoiem e salvaguardem a sua estabilidade financeira e de negócio

2)  E porquê o programa PME Connect? Como se caracteriza e o que tem de diferente face às anteriores iniciativas?

Os programas de missões empresariais e de visita a Feiras está esgotado. Torna-se necessário apoiar as empresas de forma mais específica.

O programa ’PME Connect’ visa promover o crescimento e internacionalização de PME através da interação com grupos económicos já fortemente internacionalizados, materializado em, entre outros, workshops de colaboração em que as PME irão beneficiar de mentoria, criação de consórcios e identificação de oportunidades de integração nas cadeias de valor.

Parece-nos um projeto de elevado valor acrescentado para todos os intervenientes.

3)  O facto do programa PME Connect contar com a adesão voluntária de cinco grandes grupos fortemente internacionalizados (EDP, SONAE, Mota-Engil, Tekever e Pestana) é indicativo do prestígio da AIP enquanto promotor nestes projetos ou simplesmente é um sinal que o nosso tecido empresarial já está preparado para sustentar práticas de colaboração e desenvolver sinergias entre atores?

É um excelente sinal de cariz institucional e empresarial, e de grande importância para o tecido económico do nosso País, este esforço de colaboração conjunta entre Grupos económicos fortemente internacionalizados e as PME. Revela também a maturidade e competência dos gestores das nossas empresas, que têm sido fulcrais para a recuperação e desenvolvimento económico de Portugal.

A AIP, com os seus associados e parceiros, que ascendem a mais de 55 mil empresas dos diferentes setores de atividade, orgulha-se de acompanhar este desafio há 181 anos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s