AlmaDesign CEO Entrevista

Entrevista – Rui Marcelino (CEO da Alma Design)

Entrevistámos Rui Marcelino, CEO da AlmaDesign, para o projeto PME Connect, para conversar sobre as suas experiências e perspetivas de liderar uma empresa Portuguesa de sucesso.

José Rui Marcelino nasceu no Porto em 1970. Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Mestre em Design de Meios de Transporte pela Scuola Politecnica di Design de Milão e Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa na área de Gestão do Processos de Design.

A nível académico, lecciona “Projecto de Design” no Mestrado em Design de Produto da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e assume a Coordenação daquele Ciclo e é membro do Conselho de Escola da Faculdade.

A nível profissional, depois de uma passagem pelo Centro Stile Alfa Romeo, fundou a empresa Almadesign em 1997 para se dedicar ao Design de Transportes, Produtos e Interiores. Para além da gestão da empresa e da responsabilidade por mais de 500 projetos, é consultor de design de diversas empresas e instituições. Com a Almadesign recebeu prémios como o Prémio Nacional de Design em 1999 e 2009, o Good Design Award em 2009, 2013 e 2015, uma Menção Honrosa nos DME Awards 2009, o Green Good Design Award em 2010, o Crystal Cabin Award em 2012 e o Prémio Daciano da Costa em 2015, entre outros. Participa regularmente como orador em diferentes eventos e seminários e colabora com diversas Universidades e Centros Tecnológicos.

Colabora activamente na dinamização de redes de cooperação entre empresas, tendo sido co-fundador de da PEMAS, Associação Portuguesa para a Indústria Aeronáutica, de que foi Presidente de 2009 a 2011 e de 2013 até ao final de 2016. É fundador e membro da Direcção da PFP – Plataforma Ferroviária Portuguesa – e da AED – Federação das Associações Aeronáutica, Espaço e Defesa. Faz também parte da Direcção do Parque Tecnológico de Óbidos e do Conselho Geral da COTEC.


 

1)Todas as empresas têm uma história para contar sobre a sua fundação. No caso da Almadesign, qual o contexto em que a mesma foi criada?

A Almadesign foi fundada em 1997, na sequência de uma vontade que José Rui Marcelino tinha desde pequeno para desenhar automóveis e produtos, aliada ao desafio lançado pela Salvador Caetano, para desenhar uma carroçaria de autocarro de turismo comemorativa dos 50 anos da empresa. A pareceria com a Salvador Caetano manteve-se até hoje, e ao longo dos 21 anos, a Almadesign diversificou a sua atividade em centenas de projetos. O design de transportes: rodoviário, aeronáutico, ferroviário e náutico mantém-se como atividade principal da empresa aliado ao design de produtos e interiores.

 

2) Nos vários anos de vida da Almadesign, são muitos os momentos que marcaram a sua atuação. Pode enumerar alguns dos momentos mais marcantes na história da empresa?

Com mais de 20 anos de experiência, a história da empresa foi marcada por quatro grandes períodos. Entre 1997 e 2001 – “Early Days” – cujo o Projecto Enigma, reconhecido com o Prémio Nacional de Design em 1999, se destaca. O período “Growing up” entre 2001 e 2007, é marcado pelo o projeto Winner, e coincidiu com a consolidação da oferta de uma gestão integrada do design em empresas de produto, marco estratégico no reconhecimento e posicionamento da Almadesign, passando o design de transportes a ter um lugar privilegiado na sua ação. Entre 2007 e 2012 – “Cross Pollination” – destaque para o projeto LIFE que venceu o prestigiado Prémio internacional Crystal Cabin Award em 2012. Neste período foi criada uma unidade de I&D, marco de extrema relevância para a sua atividade e reconhecimento. O período “Knowledge Tranfer” entre 2012 até aos dias é marcado pelos projectos de renovação da frota TAP e Alfa pendular – Emef.

 

3. Se a história e os eventos mais marcantes no passado nos ensinam hoje a tomar decisões mais ponderadas, na sua análise, o que avalia como grandes desafios e constrangimentos ao crescimento da organização?

O trabalho da Almadesign é o resultado do trabalho da equipa e da relação com clientes e parceiros. O sucesso e a sustentabilidade do estúdio baseiam-se em quatro valores fundamentais: Criatividade, Sustentabilidade, Excelência e, principalmente, Confiança. O apoio e dinamização ativa de diversas associações e redes de cooperação, como a PEMAs, a AED e a PFP, sendo um dos seus fundadores e a COTEC, com a qual colabora regularmente nas suas diversas iniciativas, destacando-se, a iniciativa Blue Growth orientada para o sector náutico, proporciona-lhe um conhecimento antecipado das necessidades e das estratégias de cada segmento, fator muito competitivo face à sua concorrência.

 

4) A internacionalização é um processo cada vez mais utilizado pelas empresas portuguesas para sustentar o seu crescimento nos mercados internacionais. No caso da Almadesign, qual é a estratégia de internacionalização em curso?

Os  objetivos estratégicos da Almadesign são consolidar e expandir o reconhecimento da marca, potenciando a experiência acumulada. Focar a atividade em segmentos onde são reconhecidos como especialistas e privilegiar setores que valorizam produtos com elevado valor acrescentado e complexidade tecnológica. Aceder a novas formas de trabalhar, a ideias, conceitos e conhecimentos gerados em espaços de forte dinâmica de inovação, tais como redes e projetos europeus.

As áreas de competitividade criticas são o Conhecimento do mercado e as parcerias estratégicas, a Equipa de design e I&D e a Credibilidade e reconhecimento da marca.

Antecipar as novas tendências, permite projetar e oferecer novas soluções de design e as parcerias estratégicas possibilitam o cruzamento de informação de diferentes áreas, fomentando a transferência tecnológica e a disseminação e divulgação alargada dos resultados. Ao nível da equipa de design e I&D a Almadesign conta com designers com mais de 18 anos de experiência, que constituem uma equipa multidisciplinar, polivalente e detentora de profundo know-how.

 

5) O PME Connect é um programa de apoio à internacionalização das empresas portuguesas com a particularidade de aproximar as PME das grandes empresas. Quais as razões que fundamentaram a decisão da empresa em aderir ao programa PME Connect?

Porque acreditamos que a forma mais eficiente e eficaz de aceder aos mercados externos é em parceria e em cooperação, apresentando serviços integrados e uma cadeia de fornecimento desenvolvida. A parceria com a Tekever no passado, traz-nos confiança adicional para esta decisão.

 

6) O que falta para ter ainda melhores resultados na internacionalização?

A Almadesign oferece serviços de design principalmente para o segmento de transporte, na vertente aeronáutica, rodoviária, ferroviária e náutica, procurando abranger toda a cadeia de valor, desde o conceito, passando pelo desenvolvimento até à fase de prototipagem.

Trata-se de um serviço totalmente internacionalizável, e com uma crescente procura nos mercados mais maduros e emergentes dada o aumento da consciência dos consumidores e as suas exigências. Uma outra área de competitividade critica é a credibilidade e reconhecimento da marca, com confiança, detentora de uma elevada experiência e capacidades técnicas. A participação assídua nos principais eventos internacionais, assim como a participação em conferências e palestras são igualmente fatores que dão credibilidade e reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Por outro lado, e face ao posicionamento na cadeira de valor, muito centrado nas fases iniciais do desenvolvimento de produtos, a Almadesign tem apostado na dinamização do sector industrial nacional e no estabelecimento de parcerias com centros de investigação, como forma de elevar e alavancar o design industrial enquanto ferramenta crucial na conceção de novos produtos.

 

7) Por último, quais são os planos para o futuro da Almadesign?

A nossa paixão é criar produtos que influenciam a vida das pessoas e que contribuem para o sucesso e sustentabilidade dos nossos parceiros. Esta é a nossa contribuição para o futuro.

Na Almadesign, o futuro já se vive nos dias de hoje. A empresa trabalha em projetos que serão  lançados dentro de 10 anos. Se por um lado a empresa quer continuar a afirmar a sua posição de liderança nacional no desenvolvimento de produtos com impacto na melhoria da nossa sociedade e dos seus cidadão, nos próximos anos, pretendemos ver essa imagem reforçada e consolidada também a nível internacional.


 

Sobre a AlmaDesign

Desde 1997, a Almadesign é um estúdio de design de produto cujas competências principais residem ao nível do projeto – design de novos produtos – e gestão do design – estruturação de metodologias de desenvolvimento de produto e implementação de processos de inovação industrial.

A Missão da Almadesign é apoiar as empresas a usar e gerir eficazmente o design, criando novos produtos e serviços com base na diferenciação e posicionamento estratégico no mercado global, promovendo a produção de conhecimento e uma cultura de constante inovação que gere valor e satisfação para os nossos colaboradores, clientes e fornecedores.

A Visão da Almadesign é ser reconhecida como uma referência no design de produto, contribuindo para a melhoria da envolvente social, económica e ambiental, oferecendo soluções que satisfaçam as aspirações de cada cliente e de cada utilizador, contribuindo para a realização profissional dos designers e maximizando o valor para as empresas.

One comment

  1. Conheço a AlmaDesign práticamente desde o seu início: e desde logo me impressionou a potencialidade, a determinação, a capacidade de realização e a permanente vontade de saír da “zona de conforto” do Engº José Rui Marcelino. Os resultados estão à vista e muito, mesmo muito mais aí vem! A Equipa da AlmaDesign está na crista da onda do que de mais avançado se faz no mundo! E tenho um grande orgulho em ter participado, ainda que de modo ínfimo! Parabéns a todos mas, em especial, ao José Rui Marcelino!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s