Municípios Opinião Presidente

Opinião de Raul Castro, Presidente da CM de Leiria – “A atração de investimento e empresas”

Este artigo de opinião é da autoria de Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria.

A criação de um ecossistema favorável à atração de investimento e instalação de empresas no concelho de Leiria é uma prioridade do Município de Leiria.

A nossa ambição é criar as melhores condições para estimular o dinamismo de um tecido empresarial com uma forte vocação exportadora que caracteriza esta região, e que se afirma em áreas de elevada incorporação de tecnologia, de que é exemplo a indústria de moldes, com grande implantação nesta região.

Além da criação de parques empresariais devidamente infraestruturados, assumidos também o propósito de promover um desenvolvimento equilibrado do território e estamos empenhados em oferecer as melhores condições aos empreendedores, em especial aos jovens e às empresas vocacionadas para a inovação e internacionalização.

SCW_9883
Raúl Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria

A criação de um espaço para acolhimento de startups no Mercado Municipal de Leiria, que em breve será alvo de uma profunda modernização, e a criação de um centro de negócios no topo norte do Estádio Municipal de Leiria são dois exemplos dessa aposta.

Acompanhamos com especial atenção os novos desafios e oportunidades que o país enfrenta, nomeadamente o crescimento do setor do turismo. Também aqui assumimos uma posição diferenciadora, no sentido de afirmar este concelho como destino turístico em especial junto de quem procura oferta na área cultural.

Para que a região possa continuar a desenvolver as suas potencialidades consideramos fundamental que seja viabilizada a abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil. A recente posição assumida pelo Governo, no sentido de estudar a viabilidade desta solução, abre expetativa de que este desígnio de toda a Região Cetro possa tornar-se realidade.

O modelo que defendemos não implica um investimento público significativo e vem colmatar uma carência de toda a região Centro, a única do país que não possui aeroporto.

Estamos convictos que o Governo vai acompanhar este dinamismo e assumir-se como um agente facilitador da ambição de uma região que reúne todas as condições para se afirmar como uma locomotiva do desenvolvimento do país.

 

Sobre o autor

Raul Miguel de Castro nasceu em Abrantes, a 19 de Outubro de 1948. Durante o seu percurso académico, frequentou o curso de Economia da Universidade de Coimbra e licenciou-se em Ciência Política, na variante de Ciências do Estado, pela Universidade Internacional. É pós-graduado em Gestão Autárquica e em Políticas Públicas, e mestrando em Administração e Políticas Públicas, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Fundou o Corpo Nacional de Escutas de Alcobaça, a Associação Desportiva Cultural e Recreativa do Bairro dos Anjos de Leiria. Desempenhou funções de direção na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha, na União Desportiva de Leiria, no Núcleo Sportinguista de Leiria, no Clube de Basquetebol de Leiria e na Escola de Pais Nacional.

Desenvolveu a sua carreira na Direção-Geral dos Impostos, tendo sido responsável pela 2.ª Direção de Finanças de Lisboa, bem como na Administração Local, primeiro como presidente da Câmara Municipal da Batalha, depois como vereador da Câmara Municipal de Leiria e, atualmente, como presidente desta autarquia, cargo para o qual foi eleito em 2009, 2013 e 2017.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s