Area Export Manager Christophe Duarte DELABIE Entrevista

Entrevista – Christophe Duarte (Area Export Manager da DELABIE)

Entrevistámos o Christophe Duarte, Area Export Manager da DELABIE, sobre as suas experiências e perspetivas como gestor que vive diariamente a internacionalização.

e3-60-19-e6-23-88-10-0b-53-16-93-cd-0f-b9-29-4c-ac-eb-78-b0.png

Christophe Duarte é atualmente o Area Export Manager – Europa do Sul, GCCs, Dinamarca/Suécia do Grupo Delabie.

O Christophe está há seis anos no Grupo DELABIE, no departamento de exportação. Iniciou o mercado nacional quando ainda não existia a subsidiária Portuguesa integrando parte do projeto de adaptar as ferramentas comerciais à nova estrutura do Grupo em Portugal.  Acompanha a equipa comercial em Portugal dando suporte ao seu crescimento e desenvolvimento do mercado. O seu último desafio, passa por desempenhar o mesmo papel em Espanha com a abertura este ano da subsidiária em Madrid.

1)   Todas as empresas têm uma história para contar sobre a sua fundação. No caso da DELABIE, qual o contexto em que a mesma foi criada?

Em 1928, Georges Delabie, um grossista sanitário em Paris, adquiriu uma fundição localizada em Friville, na região do Somme, França. Aí ele fabricava sobretudo torneiras e sifões para casas de banho e cozinhas.

As gerações seguintes asseguraram o crescimento da empresa familiar, procurando constantemente preservar a identidade da marca e perseguindo a excelência.

Inicialmente especializada no segmento doméstico, a DELABIE rapidamente se posicionou no setor que agora constitui o principal mercado-alvo: os Estabelecimentos que Recebem Público (ERP).

Ao longo do tempo, o investimento na Investigação e Desenvolvimento tem estabelecido a marca como uma referência de qualidade. Em menos de um século, a DELABIE tornou-se um líder no mercado não doméstico de sanitários.

O Grupo DELABIE, líder do mercado europeu de torneiras e equipamentos sanitários para os ERP, continua a crescer a nível internacional com a abertura de filiais e através de aquisições, expandindo consideravelmente a sua oferta.

A história apenas começou…

2)   Nos vários anos de vida da DELABIE, são muitos os momentos que marcaram a sua atuação. Pode enumerar alguns dos momentos mais marcantes na história da empresa?

Cronologicamente podemos assinalar os principais marcos dos 90 anos de vida da DELABIE:

1863 – Empresa fundada em Friville (França); 1928 – Georges Delabie assume o controlo da empresa; 1971 – Jean Delabie inventa o castelo universal; 1983 – São lançadas as torneiras temporizadas; 1996 –  Aquisição da BINE, inventora da torneira temporizada em 1881; 2002 –  São lançadas as misturadoras termostáticas; 2006 –  Aquisição da CHAVONNET, líder francesa em torneiras para hospitais ; e da SOGEPROVE, fabricante de equipamentos para pessoas com mobilidade reduzida e acessórios de higiene para espaços públicos; 2007 –  Aquisição da DOUGLAS, especialista britânica em misturadoras termostáticas para o setor comercial; 2009 –  Criação da filial polaca DELABIE Sp.z.o.o.; 2012 –  Aquisição da KUHFUSS SANITÄR, segundo maior player de equipamento sanitário em aço inoxidável na Alemanha, e também uma fundição em Portugal. São criadas 2 filiais: DELABIE FZ LLC no Dubai e a DELABIE Limited em Hong Kong; 2013 – São lançados os filtros terminais. É criada a DELABIE Benelux e é adquirida a SENDA, fabricante português de equipamento sanitário em aço inoxidável; 2018 – DELABIE, 90 anos de inovação, 90 anos de experiência, 90 anos ao serviço dos nossos clientes.

3)   Se a história e os eventos mais marcantes no passado nos ensinam hoje a tomar decisões mais ponderadas, na sua análise, o que avalia como grandes desafios e constrangimentos ao crescimento da organização?

Para o Grupo DELABIE, o desenvolvimento de produtos específicos adaptados aos diferentes mercados com a integração dos problemas de cada País onde está presente, é sem dúvida um desafio constante e que nos permite enfrentar os constrangimentos de cada mercado. Ou seja, incorporar a internacionalização da empresa não só nos meios (pessoas, ferramentas, marketing, etc..), mas também nas soluções propostas aos mercados, graças a um marketing “glocal”, mas adaptado desde o início.

4)   A internacionalização é um processo cada vez mais utilizado pelas empresas portuguesas para sustentar o seu crescimento nos mercados internacionais. No caso da DELABIE, qual é a estratégia de internacionalização em curso?

A DELABIE já é um Grupo internacional com sede em Friville, França. O Grupo exporta atualmente para mais de 90 países, a partir da sua fábrica em França (Friville), e através das suas 8 filiais instaladas no Reino Unido, Benelux, Alemanha, Polónia, Espanha, Portugal, Emirados Árabes Unidos (Dubai) e China (Hong-Kong).

As subsidiárias implicam um maior destaque nos países onde estão presentes em comparação com os restantes países para onde o Grupo DELABIE, incluindo a subsidiária em Portugal, exporta.

A principal estratégia de internacionalização passa por ter uma presença local no acompanhamento do mercado, seja com as nossas soluções, seja com o serviço prestado aos clientes e prescritores. As subsidiárias têm uma força comercial e marketing integrada e própria, o que permite transmitir os valores do Grupo, mas também ter uma ligação direta entre a fábrica e o mercado. É por exemplo o caso de Portugal onde já fornecemos em alguns projetos as nossas últimas inovações.

Em relação aos países sem subsidiárias, a estratégia passa por estabelecer relações muito próximas e muito fortes com os nossos parceiros locais (importadores ou distribuidores), para que a nossa estratégia e forma de abordagem ao mercado possa ser adaptada a cada país e que o Grupo não seja apenas o líder europeu, mas sim anseie ser o líder mundial em torneiras e equipamentos para espaço de utilização pública.

5)   O PME Connect é um programa de apoio à internacionalização das empresas portuguesas com a particularidade de aproximar as PME das grandes empresas. Quais as razões que fundamentaram a decisão da empresa em aderir ao programa PME Connect?

É com muito orgulho que podemos dizer que fomos contactados para integrar este projeto, que nos permite interagir com grandes grupos empresariais portugueses a pensar na internacionalização das nossas empresas e na importância que as mesmas representam para o nosso crescimento económico.

6)    O que falta para ter ainda melhores resultados na internacionalização?

Temos de continuar a inovar como temos vindo a fazer nos últimos anos e chegar ao mercado com produtos universais que possam ser instalados em todos os países. Parece ser uma tarefa fácil, mas cada país tem os seus hábitos, as suas normas e regulamentações. A nossa presença internacional ajuda-nos a ter um conhecimento mais profundo de cada mercado, para que possamos desenvolver e apresentar soluções universais que correspondam às necessidades e expetativas dos nossos clientes.

A crescente internacionalização passa também por aumentar os nossos investimentos internacionais a nível de meios e de recursos humanos. Temos o exemplo recente da abertura este ano da nossa subsidiária em Espanha, um dos passos que estava previsto para dar continuidade ao crescimento do Grupo DELABIE.

7)   Por último, quais são os planos para o futuro da DELABIE?

O futuro do Grupo DELABIE passa por dar continuidade à aposta nas soluções inovadoras e nos seus recursos humanos. Com a comemoração dos seus 90 anos de atividade (1928-2018), não deixa de ser uma empresa jovem que evolui constantemente ao recrutar colaboradores para as suas várias áreas: R&D, Comercial/Marketing, produção (exemplo da SENDA), etc…

Além disso, a nível dos produtos, estamos também a direcionar o foco no design e estética, sempre aliado ao conforto e segurança para o utilizador e que se adapte na perfeição aos espaços sanitários de utilização coletiva/pública, sem esquecer o que fez o sucesso do Grupo DELABIE: a importância da economia de água, resistência ao vandalismo, soluções fáceis de instalar, e de fácil manutenção, etc… Orgulhamo-nos de poder agradecer a confiança em nós depositada e a garantia de contínua dedicação: DELABIE, 90 anos de inovação.


Sobre a DELABIE

DELABIE, empresa francesa 100 % familiar, fundada em 1928, é líder europeu em torneiras e equipamentos sanitários para os estabelecimentos que recebem público. Propõe uma oferta específica neste mercado com cinco gamas: edifícios públicos/comerciais, hospitais e estabelecimentos de cuidados de saúde, acessibilidade e acessórios de higiene, equipamentos sanitários em Inox e torneiras específicas (cozinhas profissionais, torneiras de emergência, renovação), a DELABIE evolui num mercado exigente. Se o potencial de crescimento é importante, a DELABIE deve criar em permanência novos produtos e integrar novos conhecimentos. Da fundição ao desenvolvimento de um cartucho termostático, passando pela microbiologia e eletrónica, a DELABIE integra 30 profissões. Atualmente, fabrica as suas próprias eletroválvulas para as suas torneiras eletrónicas, desenvolve soluções encastradas para urinóis, sanitas e duche, soluções termostáticas, produtos de acessibilidade reduzindo o seu estigma… a DELABIE é reconhecida pela pertinência das suas soluções, dando resposta às exigências das coletividades. A ampla oferta e especificidade das suas gamas, bem como os muitos produtos técnicos criados por ano, dão à DELABIE perspetivas de desenvolvimento único para os próximos anos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s