#pmeconnect Construção Energia

PME Connect – Open Days | 20 Fevereiro


Programação Auditório CAL/UCCLA

O programa do primeiro dia do PME Connect – Open Days está direccionado para os sectores da energia e do retalho, tendo por base o tema da internacionalização da economia portuguesa na óptica dos grandes grupos económicos.

Consulte nesta página quais os oradores confirmados até à data.


Sessão de Abertura

Manuela Júdice 
Secretária Geral da CAL

Licenciada em Germânicas pela Universidade de Lisboa. (1985) Diretora da biblioteca da União Postal Universal, Berna. (1988 a 1991) Diretora do serviço de conferências da União Postal Universal. (1991) Coordenadora da Cooperação Postal dos CTT. (1993 a 1999) Responsável da Casa Fernando Pessoa, Câmara Municipal de Lisboa. (1999) Comissária da exposição “Fernando Pessoa/Octávio Paz”, Museu Fundação Franz Meyer, Cidade do México. (2007 a 2009) Vereadora com o pelouro das Relações Internacionais na Câmara Municipal de Lisboa. (2008 a 2011) Vice-Presidente da Casa da América Latina. (2011) Secretária Geral da Casa da América Latina (2017 a 2018) Comissária Participação de Portugal, Convidado de Honra da FIL de Guadalajara.

 

José Eduardo Carvalho
Presidente AIP-CCI

José Eduardo Carvalho preside à Direção da AIP-CCI desde 2011. É licenciado em Sociologia e detém uma especialização em Gestão Empresarial pelo ISCTE. Entre os cargos de maior destaque da sua carreira profissional, encontram-se Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Tagusgás, SA., Presidente do Conselho de Administração do Terminal Multimodal e do Vale do Tejo, SA (TVT). A par, é membro da Direção e Vice-presidente da Comissão Executiva da Confederação Empresarial de Portugal (CIP).

António Costa (*)
Primeiro-Ministro do XXI Governo da República Portuguesa

 


A Internacionalização da Economia Portuguesa na Óptica dos Grandes Grupos Económicos

Moderação
Rui Leão Martinho,
Bastonário da Ordem dos Economistas

Bastonário da Ordem dos Economistas desde 2011, Professor universitário, comentador regular nos meios de comunicação e autor de várias publicações na área das finanças. Ao longo da sua carreira, passou por cargos de destaque, tais como Presidente do Conselho de Administração do Deutsche Bank de Investimento (Portugal), Presidente da Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões, Presidente da Companhia de Seguros Tranquilidade e Director do Banque Nationale de Paris. É actualmente Conselheiro do Conselho Económico e Social desde 2006, Presidente do Conselho Geral do FAE – Fórum de Administradores de Empresas, entre outras funções que desempenha no sector financeiro e em organizações associativas em simultâneo. É formado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

Ricardo Mendes
Tekever

Ricardo Mendes é um dos fundadores e atual CEO da Tekever, empresa fundada em 2001. Estudou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico, foi professor assistente e investigador. Dedica-se à inovação nas áreas de Robótica aérea avançada ( Drones),  tecnologia e comunicação, com foco na inteligência artificial e transformação digital nos sectores Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança.

 

Marcos Pereira
Head of International Sourcing & Commercial SONAE MC

Ocupa desde 2017 o cargo de Head of International Sourcing and Commerce no grupo Sonae MC. Previamente, trabalhou vários anos em exportação e em especial  em Angola onde desempenhou funções de Sales Manager e Regional Manager África na Unicer Bebidas, S.A., actual grupo Super Bock, e General Manager na Diageo.

 

Pedro Vasconcelos
Director de Análise de Negócios, EDP

É o actual Head of M&A and Corporate Development da EDP. Detentor de um percurso profissional ligado ao sector da Energia, tendo ocupado ao longo dos anos vários cargos dentro do grupo em diversas geografias. É licenciado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico (IST) e em 2013 concluiu com distinção um MBA no Institut Européen d’Administration des Affaires (INSEAD).

 

Pedro Arrais
Director de Relações Institucionais, Mota-Engil

Integrou o Grupo Mota-Engil em 2008, inicialmente como Chief of Staff, no apoio à Comissão Executiva da Holding, cargo que mantém, acumulando com a responsabilidade das Direções de Relações com Investidores (IRO) e de Relações Institucionais e Comunicação. Desde 2011 é Administrador da Mota-Engil Industria e Inovação, empresa que promove o apoio operacional e financeiro à internacionalização de PME portuguesas, sendo representante do Grupo em diversas associações corporativas e empresariais. Anteriormente, desempenhou no Grupo funções como Diretor de Risco Corporativo, cargo que desempenhou de 2014 a 2018.

 

O Papel dos Grandes Grupos Económicos na América Latina

Moderação
Cristina Valério
Coordenadora de Programação Económica e Empresarial da CAL

Cristina Valério, actual Coordenadora de Programação Económica e Empresarial da Casa da América Latina é licenciada em Turismo, pelo Instituto das Novas Profissões e em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; foi adjunta do Secretario de Estado da Protecção Civil do Ministério da Administração Interna da República Portuguesa entre Outubro de 2009 e Junho de 2011; assessora do Ministro da Administração Interna da República Portuguesa entre Dezembro de 2010 e Junho de 2011, tendo ainda ocupado diferentes cargos nas áreas das Relações Internacionais na Câmara Municipal de Lisboa e Governo Civil de Lisboa desde 1994.

Alfredo Rogério Pérez Bravo
Embaixador do México

Embaixador de carreira do Serviço Exterior Mexicano (SEM), com 43 anos de serviço na Secretaria de Relações Exteriores do México. Ascendeu à categoria de Embaixador aos 33 anos de idade (1990). Nos últimos 29 anos desempenhou funções de Embaixador do México, acreditado em 48 países de África, América Latina, Caraíbas, Ásia e Europa, desde 2015 é Embaixador em Portugal. O Embaixador Pérez Bravo foi Embaixador Itinerante para África, acreditado em 39 países desse continente (1990-1994). Embaixador na Argélia (1991-1994). Embaixador no Panamá, e Embaixador concorrente no Guiana e Suriname (1999-2001); também foi Representante na Comunidade das Caraíbas anglófonas (CARICOM) (1999-2001). Embaixador do México na Malásia (2001-2007). Embaixador do México na Federação Russa, e Embaixador concorrente nas repúblicas da Arménia e da Bielorrússia (2007-2012).

Maria José Argaña Mateu
Embaixadora do Paraguai

Brígida Scaffo Erviti
Embaixadora do Uruguai

Carmenza Jaramillo
Embaixadora da Colômbia

 

PME Casos de Sucesso (I)

Moderação
Pedro Janeiro
Economista, Deloitte

Pedro Janeiro é actualmente Manager de Consulting, Strategy and Operations na Deloitte Portugal. É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e possui formações de especialização em Marketing, Estratégia e Inovação. É Mestre em Gestão de Marketing e Mestre em Gestão e Estratégia Industrial. Actuou ainda como Conselheiro do Ministro da Educação e Ciência no XIX Governo de Portugal.

Luis Casaleiro
CEO A1V2

Carla Inácio
Administradora CAPA

Carla Inácio é licenciada em Economia pela Universidade do Porto. Iniciou a sua carreira profissional no Grupo Sonae (Modelo Continente), trabalhando como analista no Departamento de desenvolvimento/Marketing estratégico. No final de 2002 foi para os EUA, onde durante 3 anos encabeça a área de Marketing estratégico numa Empresa de Marketing Multicultural (COMADRES) em Chicago, desenvolvendo competências no target de nichos culturalmente diversificados. Em finais 2005 regressa a Portugal, integrando a Empresa CAPA, desenvolvendo e consolidando o processo de Internacionalização do GRUPO. É atualmente Administradora do Grupo.

Resultado de imagem para Marlene Maia Dalmática

Marlene Maia
Diretora de Comunicação da Dalmática – Conservação e Restauro

Marlene Maia é a Diretora de Comunicação da empresa Dalmática – Conservação e Restauro. Nascida em 1979, no Porto, em 2001 formou-se em Comunicação Social. No ano seguinte, obteve pós-graduação em Jornalismo Audiovisual, especializada em Documentário. Desde cedo, trabalhou em vários meios de comunicação, da imprensa à televisão. Desde 2007, dirige o Departamento de Comunicação da Dalmática e coordena o processo de internacionalização da empresa rumo à América Latina. Hoje, com 39 anos, frequenta o Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas, no Instituto Politécnico do Porto.

Desafios na Internacionalização da Economia Portuguesa e no Sector da Energia

Moderação
Paulo Carmona
Economista

Paulo Carmona, Licenciado em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa, 1989, é consultor e adm. não executivo em empresas de energia nacionais e internacionais, membro da direção da Ordem dos Economistas, vice-presidente do MEL, e diretor executivo do think-tank Missão Crescimento. Foi Presidente da ENMC, Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (2013-2016), administrador na Martifer, CEO da Prio Bio (2006-2009), secretário-geral da APPB (2009-2013), consultor e gestor de fundos de investimento na área da energia (2002-2009), Chairman da ACOMES, professor universitário especialista em mercados de energia e matérias-primas (1999-2014), diretor da Executive Digest (2003-2013) e do Dia15.

Carlos Madeira
Administrador da EDP Internacional

Engenheiro civil formado pelo IST em 1983, Mestre em Gestão e MBA pela UNL em 1991 e SEP pela Universidade de Stanford (1996), exerceu funções no Laboratório Nacional de Engenharia Civil e na construtora Teixeira Duarte. Passou pela empresa de consultoria The Mac Group Consultores e, mais tarde, tornou-se Presidente da ALCO SGPS (Grupo Nutrinveste). Foi Vice-Presidente da EPAL, Vice-Presidente da ANA – Aeroportos de Portugal e Presidente da Portway – Handling. Integra os Conselhos de Administração da EDP Internacional, EDP Labelec, CNET R&D (Lisboa) e SCNET R&D (Shanghai).

 

Isabel Cancela de Abreu
Diretora Executiva da Associação Lusófona de Energias Renováveis

Isabel Cancela de Abreu tirou a sua formação base em Engenharia de Ambiente no Instituto Superior Técnico, complementada posteriormente por um Diploma de Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia no âmbito do programa MIT Portugal. Depois de uma passagem pela start up criativa YDreams, fez a sua carreira na área do associativismo das energias renováveis na APREN e na EREC, a sua congénere europeia. Além disso, a Isabel também fez voluntariado no Niassa em Moçambique, um estágio no Grameen Bank no Bangladesh e participou na organização da Global Solar Academy da Sun Aid, em Évora. A Isabel foi a promotora do projecto da ALER e exerce agora funções de Directora Executiva da Associação.

 

Miguel Ferreira
CEO MegaJoule

Consultor em energia eólica desde 1992, primeiro ao serviço do INEGI (Universidade do Porto) e depois como Fundador e CEO da MEGAJOULE, a partir de 2004. Foi ainda Professor de Energias Renováveis na Licenciatura de Ciências do Ambiente, na Universidade Lusófona do Porto, e co-responsável pela Pós-Graduação em Energias Renováveis, promovida pela ULP. Foi membro de grupos de trabalho Europeus, como a Wind Energy Technology Platform e Wind Resource Advisory Group, e pertence regularmente à comissão de avaliação dos artigos técnicos submetidos à conferência anual da associação europeia de energia eólica (WindEurope).

 

Filipe Lopes
Business Development Director Americas & Iberia, EFACEC

Filipe Lopes é Engenheiro Eletrotécnico, tendo ainda formação no MIT (Mestrado em Sistemas Sustentáveis de Energia), INDEG (Mestrado em Gestão) e Universidade do Minho (School of CEOs). Está na Efacec como Business Development desde junho de 2018 e antes disso esteve 13 anos em empresas como a Martifer, Repower, Simens e EDP. Já esteve envolvido em diversos projetos em diversas localizações, como África, Europa, América do Norte e LATAM.


Keynote Speakers

Luís Filipe Castro Henriques
Presidente, AICEP

É o atual Presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo, tendo integrado previamente o Executive Board durante três anos. Executou funções nas áreas de Marketing, Customer Experience e Analytics na EDP, leccionou disciplinas de Economia na Universidade Católica Portuguesa enquanto professor assistente e foi adjunto do Ministro das Actividades Económicas e do Trabalho do XVI Governo Constitucional, tal como da Secretária de Estado da Habitação do XV Governo Constitucional. 

 

Vítor Ramalho
Secretário Geral da UCCLA

Licenciado em Direito, pela Faculdade Clássica da Universidade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Conhecedor da realidade dos países de expressão portuguesa, já desempenhou diversos cargos, como Secretário de Estado do Trabalho, consultor da Casa Civil do Presidente da Republica, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Angola, presidente da 11.ª Comissão da Assembleia da República e Presidente do Núcleo Nacional do Fórum dos Parlamentares de Língua Portuguesa, presidente da INATEL, presidente de várias Associações Lusófonas, coorganizador do I congresso dos Quadros Angolanos no Exterior, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa e presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (1969).

 

Paulo Caldas
Economista, AIP

Formado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, possui cursos de especialização em Desenvolvimento Empresarial e Economia Pública atribuídos pela RSM Erasmus Universiteit, na Holanda e pela Harvard University, EUA. Em 2017 terminou o Doutoramento em Economia pela Universidade australiana de New England. É investigador universitário em Portugal e no Reino Unido. Trabalhou 8 anos na banca internacional e, em 2001, com 29 anos, assumiu a presidência da Câmara do Cartaxo, cargo em que se manteve até 2011. Em 2014 entrou para a Associação Industrial Portuguesa (AIP-CCI), onde desempenhou funções de Director de Internacionalização e Financiamento. É, desde Janeiro de 2017, o Director de Economia, Financiamento e Inovação. 

 

Miguel St. Aubyn
Vogal Executivo do Conselho das Finanças Públicas

Miguel St. Aubyn é docente universitário, investigador e autor de livros e artigos científicos. Doutorou-se em Economia pela London Business School, Universidade de Londres, e é actualmente professor catedrático de Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão. Anteriormente, leccionou disciplinas das áreas de macroeconomia e economia da educação em várias faculdades.

 

António Mendonça
Ex-Ministro das Obras Públicas, Economista, ISEG

 

Nuno Ribeiro da Silva
CEO ENDESA

Economista, consultor, professor universitário e ex-Secretário de Estado. É formado em Engenharia e Mestre em Economia Política e Planeamento Energético pela antiga Universidade Técnica de Lisboa (atual Universidade de Lisboa). É presidente do Conselho Estratégico para o Ambiente da Associação Industrial Portuguesa – AIP, estando ligado a várias instituições do sector da Energia. Ocupa desde 2005 o cargo de presidente do grupo Endesa.

 

Ricardo Reis
Professor, Universidade Católica

 


Encerramento

Rui Gidro
Partner Deloitte

Partner na área de Estratégia e Operações, é especialista no sector público, associações empresariais e no sector do turismo. Actualmente, encontra-se a trabalhar com alguns dos principais municípios de Portugal em iniciativas de estratégia, captação de investimento e smart cities. Colabora também com diversas associações empresariais em matérias de activação de redes empresariais, transformação digital e inovação. É formado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa.

(*) a confirmar