#pmeconnect Open Days

PME Connect – Open Days | 21 Fevereiro

Programação Auditório CAL/UCCLA

O segundo dia do PME Connect – Open Days reúne um programa orientado para as problemáticas actuais referentes aos sectores do Retalho e do Turismo.

Acompanhe nesta página quais os oradores confirmados até à data.


Sessão de Abertura

Ilka Varela de Bares
Embaixadora Panamá

Miguel Eiras Antunes
Partner Deloitte

Lidera as indústrias de Government & Public Sector, Consumer, Retail, Transportation, Automotive and Tourism em Portugal e Angola. Coordena ainda transversalmente na Deloitte as equipas dedicadas ao “Futuro da Mobilidade”, ao “Futuro das Cidades”, ao “Futuro do Retalho”, ao “Turismo 4.0” e ao “Futuro da Saúde”. Com mais de 23 anos de experiência em consultoria em estratégia, operações e tecnologia, tem assessorado ao longo dos anos uma grande parte das maiores organizações de Portugal e de Angola, assim como algumas  das mais relevantes multinacionais, num contexto mais global.

Vítor Neto
Vice-Presidente da AIP, ex-Secretário de Estado do Turismo


A Internacionalização e o Futuro no Sector do Turismo

Moderação
Rui Gidro
Partner Deloitte

Partner na área de Estratégia e Operações, é especialista no sector público, associações empresariais e no sector do turismo. Actualmente, encontra-se a trabalhar com alguns dos principais municípios de Portugal em iniciativas de estratégia, captação de investimento e smart cities. Colabora também com diversas associações empresariais em matérias de activação de redes empresariais, transformação digital e inovação. É formado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa.

Miguel Frasquilho
Chairman TAP

Miguel Frasquilho é o atual Presidente do Conselho de Administração da TAP, SGPS, S.A. É também Presidente do Conselho Consultivo da ACEPI – Associação para a Economia Digital e de algumas empresas. É docente na Universidade Católica Portuguesa e autor de livros e artigos científicos. Previamente, foi Presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, ocupou o cargo de Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças no XV Governo Constitucional, foi Deputado na Assembleia da República, Diretor-Coordenador do Departamento Espírito Santo Research e docente na Universidade Nova de Lisboa e no ISCTE.

José Luís Arnaut
Chairman da ANA

Raúl Castro
Presidente da Câmara Municipal de Leiria

Raul Miguel de Castro frequentou o curso de Economia da Universidade de Coimbra e licenciou-se em Ciência Política, na variante de Ciências do Estado, pela Universidade Internacional. É pós-graduado em Gestão Autárquica e em Políticas Públicas, e mestrando em Administração e Políticas Públicas, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Desenvolveu a sua carreira na Direção-Geral dos Impostos, tendo sido responsável pela 2.ª Direção de Finanças de Lisboa, bem como na Administração Local, primeiro como presidente da Câmara Municipal da Batalha, depois como vereador da Câmara Municipal de Leiria e, atualmente, como presidente desta autarquia, cargo para o qual foi eleito em 2009, 2013 e 2017.

Oportunidades de Internacionalização de Empresas Portuguesas
nos Países Africanos de Língua Portuguesa

Moderador
Guilherme Ferreira
Economista

Licenciado pelo ISCEF (atual ISEG); Experiências de trabalho anteriores como gestor e como consultor com larga experiência de trabalho em todos os PALOP e noutros países africanos, designadamente em operações de investimento e de apoio institucional. Envolvimento em projetos com financiamento internacional do Banco Mundial, União Europeia, BAD/Banco Africano de Desenvolvimento e PNUD. Coordenação técnica de vários estudos de oportunidades para empresas industriais portuguesas relativos a PALOP. Em Moçambique: Ex-Delegado dos grupos IPE e AdP/Águas de Portugal. Administrador de empresas como: Agrimo, Aquatec e IAM-Indústria Aeronáutica de Moçambique e consultor envolvido no processo de privatizações e no sector de transportes.

Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca
Embaixador de Angola

Eurico Monteiro
Embaixador de Cabo Verde

Hélder Vaz
Embaixador da Guiné-Bissau

Florêncio Papelo
Embaixada de Moçambique

PME Casos de Sucesso (II)

Moderação
Paulo Caldas
Economista, AIP

Formado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, possui cursos de especialização em Desenvolvimento Empresarial e Economia Pública atribuídos pela RSM Erasmus Universiteit, na Holanda e pela Harvard University, EUA. Em 2017 terminou o Doutoramento em Economia pela Universidade australiana de New England. É investigador universitário em Portugal e no Reino Unido. Trabalhou 8 anos na banca internacional e, em 2001, com 29 anos, assumiu a presidência da Câmara do Cartaxo, cargo em que se manteve até 2011. Em 2014 entrou para a Associação Industrial Portuguesa (AIP-CCI), onde desempenhou funções de Director de Internacionalização e Financiamento. É, desde Janeiro de 2017, o Director de Economia, Financiamento e Inovação. 

Henrique Oliveira
CEO Interclima

Formou-se pelo Instituto Superior de Ciências da Administração, trabalhou como Coordenador Comercial na Normática, empresa de TI, foi CEO da PrimeSoft entre 2004 e 2014 e é há seis anos o CEO da Interclima, empresa especialista nas áreas da climatização e ventilação

José Alberto de Castro
CEO Dauti

José Aberto de Castro é o fundador da Dauti, em 1999, e actual CEO da empresa. Iniciou a sua carreira no inicio dos anos 90 na área têxtil, e foi adquirindo experiência nas diversas áreas da Produção de produtos têxteis e calçado. Posteriormente, focou-se no Design e  produção do vestuário profissional, Têxteis Profissionais, Calçado e Acessórios.

Fernando Pinto
Founder Mobinteg

Fernando Pinto, licenciado em Matemática e Ciências da Computação com Pós-graduação em Business and Management Consulting é fundador da mobinteg, uma startup focada em soluções de mobile, Internet das Coisas (IoT) e soluções para cidades interativas e inteligentes. Daí nasceu a SMIITY, cobrindo a vertente de Smart Tourism e analisando em tempo real as tendências e dinâmicas de uma cidade assim como fluxos turísticos. Nos últimos anos esteve focado no crescimento e implementação de soluções em mercados como EUA.

Isabel Santos
Fundadora da Portuguese Business Center

Ganhou um prémio de melhor projeto empreendedor em 2005, que deu origem à ECOCHOICE, onde é hoje sócia fundadora e administradora. É assim, responsável pela internacionalização da empresa. Foi da sua responsabilidade abrir operações como Angola, Brasil e México. Neste ultimo mercado lançou-se na criação do Portuguese Business Center, para apoiar empresas portuguesas que queiram entrar no mercado mexicano, onde dispõem de partilha de espaços, partilha de serviços e partilha de experiências entre empresas mexicanas e portuguesas. É também sócia da S+A Green Lab, integrada no universo do Grupo S+A arquitetura e urbanismo. Passou por empresas como Galp Energia, Sumol GM, CMFG, A.Santos & Filha.

A Internacionalização no Sector do Retalho

Moderação
Maria João Gomes
AICEP

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e pós-graduada em Marketing pelo Instituto Superior de Gestão, desempenha desde Setembro de 2017 as funções de Assessora do Conselho de Administração na AICEP-Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal desde 2017. Anteriormente, foi Diretora de Relações Institucionais e Mercados Externos na AICEP, responsável pela coordenação das ações da Rede Externa e pelo acompanhamento institucional das Associações Empresariais e Câmaras Municipais. Tem desenvolvido o seu trabalho na área da internacionalização bem como na promoção e captação de investimento, tendo sido Diretora Comercial da API-Agência Portuguesa para o Investimento, onde acompanhou a área de Grandes Empresas.

Marcos Pereira
Head of International Sourcing & Commercial SONAE MC

Ocupa desde 2017 o cargo de Head of International Sourcing and Commerce no grupo Sonae MC. Previamente, trabalhou vários anos em exportação e em especial  em Angola onde desempenhou funções de Sales Manager e Regional Manager África na Unicer Bebidas, S.A., atual grupo Super Bock, e General Manager na Diageo.

Vítor Corado Simões
Docente ISEG

Vítor Corado Simões é Professor no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão (Universidade de Lisboa). As suas principais áreas de investigação são a Gestão Internacional e a Gestão da Inovação. Participou na avaliação da investigação na Universidade de Uppsala (2012). Consultor de empresas e de organizações internacionais (OCDE, UNIDO e Comissão Europeia). É correspondente nacional do EU/JRC Research and Innovation Observatory. O seu último livro é Investimento Internacional, Inovação e Desenvolvimento de Capacidades Locais (com Paula Urze, 2016). Foi Presidente da European International Business Academy (EIBA) em 1993. É hoje Fellow desta Academia, liderando atualmente (com John Cantwell e Philippe Gugler) o projeto de investigação sobre a História da EIBA.

Maria José Melo
COSEC

Maria José Melo é Diretora da Direção Internacional da COSEC (Seguros de Créditos com Garantia do Estado). Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (1977-1983) e com Mestrado em Direito Europeu (vertente jurídica) pela Universidade Católica Portuguesa (1998-2000). Advogada, em prática liberal, 1984-1985. Ingressou na COSEC em 1985, tendo integrado a Direção de Sinistros e Contencioso, e, a partir de 1993, a Direção Internacional que tem por missão gerir os seguros de créditos com a Garantia do Estado. Professora convidada do Instituto Politécnico de Setúbal, onde lecionou durante 12 anos cadeiras de Direito, em especial de Direito das Sociedades Comerciais.

Miguel Eiras Antunes
Partner Deloitte

Lidera as indústrias de Government & Public Sector, Consumer, Retail, Transportation, Automotive and Tourism em Portugal e Angola. Coordena ainda transversalmente na Deloitte as equipas dedicadas ao “Futuro da Mobilidade”, ao “Futuro das Cidades”, ao “Futuro do Retalho”, ao “Turismo 4.0” e ao “Futuro da Saúde”. Com mais de 23 anos de experiência em consultoria em estratégia, operações e tecnologia, tem assessorado ao longo dos anos uma grande parte das maiores organizações de Portugal e de Angola, assim como algumas das mais relevantes multinacionais, num contexto mais global.

Natanael Baptista
Director de Unidade de Negócio da Distribuição Moderna & Automática DELTA

Depois de concluir, em 1998, os seus estudos em Organização e Gestão de Empresas no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), ingressou numa das empresas do grupo Unilever Jerónimo Martins, a Fima. Em 2012 aceitou o convite do Grupo Nabeiro para ser diretor comercial da Distribuição Moderna na Delta Cafés, função que acumulou desde 2016 com a da Direção da Unidade de Negócio do Vending da Delta. Para além das suas funções de responsabilidade direta, é também mentor interno no Grupo Nabeiro de equipas multidisciplinares responsáveis pela elaboração de projetos de inovação e novos modelos de negócio. É professor no mestrado executivo de marketing manager no ISCTE e colabora regularmente com a Universidade Católica Portuguesa como coacher de mestrandos em situações de pitch/entrevistas de emprego.


Keynote Speakers

Gonçalo Rebelo de Almeida
Administrador do Grupo Vila Galé

Gonçalo Rebelo de Almeida, 44 anos, administrador do grupo Vila Galé com os pelouros de marketing e vendas, TI e RH. Foi responsável pelo lançamento de vários produtos e serviços dentro do grupo: Programa de fidelização, web sites, aplicações mobile, ERP Vila Galé, academia Vila Galé e programa Vila Galé Staff

Luís Araújo
Presidente do Turismo de Portugal

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É desde Fevereiro de 2016  Presidente do Turismo de Portugal. Ao longo da sua carreira desempenhou diversas funções no sector do Turismo, nomeadamente, membro do Conselho de Administração do Grupo Pestana, Vogal do Conselho Diretivo da Associação do Turismo de Cascais, Presidente do Conselho de Administração da Cidadela de Cascais e Chefe do Gabinete do Secretario de Estado do Turismo no XVII Governo Constitucional.

Pedro Cilínio
Diretor de Investimento para a inovação e competitividade empresarial, IAPMEI

Pedro Cilínio é Diretor da unidade de Investimento para a Inovação e Competitividade Empresarial no IAPMEI, que gere a maior parte dos esquemas nacionais de incentivos financiados por Fundos Europeus para empresas, funções que exerce desde 2005. É licenciado em Engenharia e Gestão Industrial no IST, Mestrado em Gestão Industrial na NOVA-FCT, MBA no INDEG-ISCTE e Mestrado em Gestão de Empresas pelo ISCTE-IUL. É Professor convidado no INDEG-ISCTE onde leciona a unidade de Gestão de Operações e Logística no Executive MBA.

Manuel Mira Godinho
Economista, Docente ISEG

Manuel Mira Godinho é Professor Catedrático de Economia no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) na Universidade de Lisboa. Ele recebeu o grau de PhD em Política de Ciência e Tecnologia no SPRU, Universidade de Sussex, em 1995. Seu foco de pesquisa é nas áreas de economia da inovação, direitos de propriedade intelectual e políticas de ciência e tecnologia. Tem publicado em revistas como Research Policy, Scientometrics, Science and Public Policy, Research Evaluation e Industry and Innovation. Tem coordenado o Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação no ISEG desde 2004. Trabalhou como consultor para organizações públicas e privadas em Portugal e outros países. Foi Presidente do ISEG em 2017-2018 e antes disso foi Presidente do Conselho Científico do ISEG, em 2014-2017.

Rui Rodrigues
Export Manager, SONAE MC

Formado em Turismo,  Mestre em Economia e Gestão Internacional pela Universidade do Porto, Rui Rodrigues construiu um percurso profissional que passa pela representação de empresas portuguesas que investem no mercado internacional. Passou pelo ramo hoteleiro, esteve três anos na Associação Empresarial de Portugal – AEP, onde foi responsável pelo mercado da América Latina, e ocupa desde 2013 a direção do departamento de International Business Development da Sonae.

Pedro Leandro
Chief Commercial Officer, Jerónimo Martins

Luís Todo Bom
Gestor, Professor ISCTE, Vogal do Conselho de Administração da GALP Energia

Luís Todo Bom, Gestor, Professor Convidado da Universidade Europeia, Administrador Não-Executivo da GALP Energia, do Grupo Onyria e da Multitel Angola. Licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pelo Instituto Superior Técnico e obteve um MBA pela Universidade Nova de Lisboa. Divide o seu tempo entre a profissão de docente universitário e autor de livros e entre a administração e consultoria de empresas em Portugal e em Angola.


Encerramento

Nelson Fontainhas
Partner Deloitte

Vítor Ramalho
Secretário Geral da UCCLA

Licenciado em Direito, pela Faculdade Clássica da Universidade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Conhecedor da realidade dos países de expressão portuguesa, já desempenhou diversos cargos, como Secretário de Estado do Trabalho, consultor da Casa Civil do Presidente da Republica, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Angola, presidente da 11.ª Comissão da Assembleia da República e Presidente do Núcleo Nacional do Fórum dos Parlamentares de Língua Portuguesa, presidente da INATEL, presidente de várias Associações Lusófonas, coorganizador do I congresso dos Quadros Angolanos no Exterior, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa e presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (1969).