#pmeconnect Open Days

PME Connect – Open Days | 22 Fevereiro

Programação Auditório CAL/UCCLA

O último dia do PME Connect – Open Days apresenta um programa diversificado, dedicado aos sectores da Defesa e Construção.


Acompanhe nesta página quais os oradores confirmados até à data.


Sessão de Abertura

Rui Leão Martinho,
Bastonário da Ordem dos Economistas

Bastonário da Ordem dos Economistas desde 2011, Professor universitário, comentador regular nos meios de comunicação e autor de várias publicações na área das finanças. Ao longo da sua carreira, passou por cargos de destaque, tais como Presidente do Conselho de Administração do Deutsche Bank de Investimento (Portugal), Presidente da Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões, Presidente da Companhia de Seguros Tranquilidade e Diretor do Banque Nationale de Paris. É actualmente Conselheiro do Conselho Económico e Social desde 2006, Presidente do Conselho Geral do FAE – Fórum de Administradores de Empresas, entre outras funções que desempenha no sector financeiro e em organizações associativas em simultâneo. É formado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

Ana Santos Pinto
Secretário de Estado da Defesa

Doutorada em Relações Internacionais pela Universidade NOVA de Lisboa, Mestre em História das Relações Internacionais pelo ISCTE-IUL e Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade NOVA de Lisboa. Tem como principais áreas de investigação académica as Identidades em Política Internacional, a Política Externa e de Segurança da União Europeia e geopolítica do Médio Oriente. Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Investigadora e Membro do Conselho Executivo do Instituto Português de Relações Internacionais. Entre outras atividades profissionais, desempenhou funções de Investigadora Associada do Instituto da Defesa Nacional, de consultora de investigação para a Organização das Nações Unidas, no Projeto Aliança das Civilizações, foi Assessora para as Relações Internacionais do Ministro da Defesa Nacional do XVII Governo Constitucional e Assistente de Investigação no Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais.


A Internacionalização no Sector da Defesa

Moderação
Pedro Janeiro
Economista, Deloitte

Pedro Janeiro é actualmente Manager de Consulting, Strategy and Operations na Deloitte Portugal. É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e possui formações de especialização em Marketing, Estratégia e Inovação. É Mestre em Gestão de Marketing e Mestre em Gestão e Estratégia Industrial. Actuou ainda como Conselheiro do Ministro da Educação e Ciência no XIX Governo de Portugal.

Pedro Petiz
Head of TEKEVER Autonomous Systems

Formado em Engenharia Aeroespacial pelo IST e com uma pós-graduação em sistemas de informação para as organizações pelo ISEG. Esteve envolvido no desenvolvimento de sistemas de informação e de C2 para o sector da defesa e sistemas tático-navais, e em diversos projetos europeus em robótica avançada, como o UCAV – Unmanned Combat Air Vehicle. Em 2010 inicia funções na TEKEVER a onde assume o papel de Head of Tekever Autonomous Systems com responsabilidade no desenvolvimento de negócio e estratégia do grupo para a área de robótica avançada no mercado internacional e acumula a direção de inovação de negócio, tecnologia e ensaio de novos serviços.

MGen José Cordeiro
Presidente da AED

Major General, ingressou na Academia Militar (Ramo Exército) e formou-se em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa. Durante a sua longa carreira militar, o Major General Cordeiro frequentou vários cursos em Portugal, Estados Unidos e Espanha, foi responsável por vários cargos logísticos relacionados com o Exército tendo participado em várias missões no estrangeiro nomeadamente em operações conjuntas. Desempenhou funções no âmbito da NATO quer como membro do Grupo de Trabalho de Intermutabilidade de Munições quer como Inspector do Tratado Conventional Forces Europe (CFE). De 1998 a 2000, o General Cordeiro foi Subdiretor do Instituto de Altos Estudos Militares. De 2000 a 2010, desempenhou funções como Membro do Conselho de Administração de diversas empresas pertencentes ao Grupo EMPORDEF. Simultaneamente, foi nomeado representante nacional e ponto de contato (NCP) do NIAG-NATO Industrial Advisory Group. De 2011 a 2013, o General Cordeiro foi Presidente do Conselho de Administração de uma empresa Tecnológica detida por um grupo privado Português. O General Cordeiro é atualmente membro do Conselho Geral da CIP – Confederação Industrial Portuguesa e Presidente do Conselho de Administração do Cluster das Indústrias da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa

MGen Cartaxo Alves
Sub-Diretor Geral da DGRDN

MGe Miguel Rosas Leitão
Vice-Presidente da AFCEA

PME Casos de Sucesso (III)

Moderação
Paulo Caldas
Economista, AIP

Formado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, possui cursos de especialização em Desenvolvimento Empresarial e Economia Pública atribuídos pela RSM Erasmus Universiteit, na Holanda e pela Harvard University, EUA. Em 2017 terminou o Doutoramento em Economia pela Universidade australiana de New England. É investigador universitário em Portugal e no Reino Unido. Trabalhou 8 anos na banca internacional e, em 2001, com 29 anos, assumiu a presidência da Câmara do Cartaxo, cargo em que se manteve até 2011. Em 2014 entrou para a Associação Industrial Portuguesa (AIP-CCI), onde desempenhou funções de Director de Internacionalização e Financiamento. É, desde Janeiro de 2017, o Director de Economia, Financiamento e Inovação. 

Hugo Cartaxeiro
Singularity Digital Enterprise

Hugo Cartaxeiro tem formação em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduação em Redes Sociais e Marketing Digital pela Universidade Europeia. Fundou a Singularity Digital Enterprise em 2016 onde desenvolve projectos na área Analítica Avançada. Foi membro da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações e Consultor Senior na Microsoft.

Francisco Machado
CEO CASR

Francisco Machado é o CEO da CASR.Co Civil Aviation Software. Foi Diretor Comercial na Degrémont Portugal (actualmente SUEZ), tendo em 2007 assumido a Direcção de Desenvolvimento do grupo Edifer. Posteriormente, foi Administrador Delegado da Sisaqua, grupo Consulgal, cargo que acumulou com aPresidência da AEPSA – Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente. Em 2017 fundou a Baccher, uma empresa de consultoria em gestão e tecnologia no sector da água e resíduos. Formou-se em Engenharia Sanitária pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e detém um MBA pela IE Business School, em Madrid.

Filipe Duarte
CEO Optimal Defense

Mestrado em Engenharia e Arquitetura Naval pelo Instituto Superior Técnico. Possui interesses em áreas ligadas ao meio marítimo e terrestre, sendo perito da Agência Europeia de Defesa em duas áreas: Captech Naval Systems e Captech CBRN (Chemical, biological, radiological and nuclear).

PME Casos de Sucesso (IV)

Moderação
Cristina Valério
Coordenadora de Programação Económica e Empresarial da CAL

Cristina Valério, actual Coordenadora de Programação Económica e Empresarial da Casa da América Latina é licenciada em Turismo, pelo Instituto das Novas Profissões e em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; foi adjunta do Secretario de Estado da Protecção Civil do Ministério da Administração Interna da República Portuguesa entre Outubro de 2009 e Junho de 2011; assessora do Ministro da Administração Interna da República Portuguesa entre Dezembro de 2010 e Junho de 2011, tendo ainda ocupado diferentes cargos nas áreas das Relações Internacionais na Câmara Municipal de Lisboa e Governo Civil de Lisboa desde 1994.

Pedro Pereira
Administrador TPF – Consultores de Engenharia e Arquitectura, S.A.

Pedro Pereira é o Administrador do Departamento de Gestão e Fiscalização, é o responsável pela internacionalização do grupo em novos mercados como Macau, Camarões e Iraque. É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e especialista em Gestão da Construção. É membro do Conselho Regional de Engenharia Civil da Região Sul.

Helena Rodrigues
Founder Allby

Em 2016 fundou a ThinkStrategic, e atualmente lidera a Allby, marca comercial integrante da ThinkStrategic. É Licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra e mestre em Marketing pela Universidade Lusíada, especializou-se em Estratégia e Gestão de Contas pelo ISCTE. É Chaptair Chair da WPO em Portugal e desde 2018 Membro do Conselho Consultivo da Enterprise Women Magazine.

David Sousa
Diretor Internacional da Vila Plano

Com uma formação técnica e profissional, é uma referência nacional, no que a empresas de construção especializadas em betão armado diz respeito. Dos 16 anos de experiência no setor da construção, 13 são nesta área e 10 em internacionalização, tendo participado de forma muito direta, na abertura de mais de 10 destinos diferentes. É há 8 anos o Diretor da Divisão Internacional em Lisboa, da Construtora com Sede em Esposende, contribuído para o crescimento da sua empresa, e na criação/manutenção de muitos postos de trabalho

Pedro Matos Pinho
Administrador Tecnoplano

Licenciou-se com distinção em Engenharia Civil pela Universidade de Strathclyde e obteve o grau de mestre pela Imperial College. Trabalhou na área da consultoria no sector da construção, é desde 2012 membro do Conselho Executivo da Tecnoplano, S.A., após ter desempenhado funções de administração na Divisão de Consultoria da empresa.

Desafios na Internacionalização da Economia Portuguesa
e no Sector da Construção Civil

Moderação
Nicolau Santos
Presidente Agência Lusa

Gonçalo Moura Martins
CEO Grupo Mota-Engil

Vice-Presidente do Conselho de Administração e CEO da Mota-Engil SGPS. Ao longo de mais de 25 anos no Grupo Mota-Engil, desempenhou funções como Administrador da Mota-Engil Engenharia e Construção, Presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil Ambiente e Serviços e Presidente do Conselho de Administração da Lineas, assim como CFO do Grupo, cargo que exerceu até janeiro de 2013, quando foi nomeado para CEO. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, é Pós-Graduado em Gestão e frequentou Programas de Gestão Avançada pela Universidade Católica e Kellogg School.

Joaquim Paulo da Conceição
CEO do Grupo NOV

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), pós-graduado em Economia Europeia pela mesma Faculdade, pós-graduado em Gestão Avançada pela Universidade Católica de Lisboa (UCL), é ainda doutorado em Marketing e Comércio Internacional pela Universidade da Extremadura em Espanha (UNEX). Para além de ser professor há 28 anos no ensino superior, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, no seu percurso como gestor, fez carreira na Banca, entre 1990 e 1998. Integrou o Grupo NOV em 1998, para liderar a equipa que desenhou a estrutura organizativa que deu origem ao Grupo. Depois de ter desempenhado funções de administrador em várias empresas do Grupo e de Presidente do Conselho de Administração nas sub-holdings NOV Automóveis e Lena Inovação, é desde 2010, CEO (Presidente da Comissão Executiva) do Grupo NOV.

Ricardo Teixeira Oliveira, CEO COBA Brasil e Vice-Presidente da Câmara de Comércio Luso-Brasileira

Licenciado em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico (Portugal). Pós-graduado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. É colaborador permanente do Grupo COBA desde 1988. Entre 2003 e 2015 foi administrador da COBA SA, responsável pelas atividades de Infraestruturas de Transporte e de Ambiente e Paisagismo, bem como da área geográfica da América Latina. Em 2003 foi responsável pela criação da CONSULSTRADA (empresa do Grupo COBA), onde foi gerente até 2015. É Diretor Presidente da COBA Brasil desde 2014. É diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira desde 2014, e vice-presidente desde 2017. Entre 2015 e 2017, exerceu funções de vice-presidente da Câmara de Comércio e Industria de Portugal no Rio de Janeiro. É diretor Conselheiro da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia desde 2016. Desde 2015 é administrador da COBA Holdings.

Sérgio Martins Alves
Secretário-geral da Câmara de Comércio Luso Chinesa 

Sérgio Martins Alves é o Secretário-Geral da CCILC. A par do cargo, é especialista em temas referentes às relações internacionais, mercados internacionais e relações com os media em contexto institucional. Entre 2005 e 2011 foi Conselheiro Diplomático do Gabinete do Primeiro-Ministro nos XVII-XVIII Governos Constitucionais. Previamente, trabalhou como consultor na área das relações com os media. Entre 2000 e 2003 foi Advisor na divisão de Media and Press do Ministério dos Negócios Estrangeiros.


Keynote Speakers

Pedro Petiz
Head of TEKEVER Autonomous Systems

Formado em Engenharia Aeroespacial pelo IST e com uma pós-graduação em sistemas de informação para as organizações pelo ISEG. Esteve envolvido no desenvolvimento de sistemas de informação e de C2 para o sector da defesa e sistemas tático-navais, e em diversos projetos europeus em robótica avançada, como o UCAV – Unmanned Combat Air Vehicle. Em 2010 inicia funções na TEKEVER a onde assume o papel de Head of Tekever Autonomous Systems com responsabilidade no desenvolvimento de negócio e estratégia do grupo para a área de robótica avançada no mercado internacional e acumula a direção de inovação de negócio, tecnologia e ensaio de novos serviços.

Rui Leão Martinho,
Bastonário da Ordem dos Economistas

Bastonário da Ordem dos Economistas desde 2011, Professor universitário, comentador regular nos meios de comunicação e autor de várias publicações na área das finanças. Ao longo da sua carreira, passou por cargos de destaque, tais como Presidente do Conselho de Administração do Deutsche Bank de Investimento (Portugal), Presidente da Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões, Presidente da Companhia de Seguros Tranquilidade e Diretor do Banque Nationale de Paris. É atualmente Conselheiro do Conselho Económico e Social desde 2006, Presidente do Conselho Geral do FAE – Fórum de Administradores de Empresas, entre outras funções que desempenha no sector financeiro e em organizações associativas em simultâneo. É formado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

Bernardo Ivo Cruz
Administrador da SOFID

Administrador Executivo da SOFID desde 2018. É doutorado em Ciência Política pela Universidade de Bristol, tendo recebido uma Bolsa Chevening do Governo Britânico, e é membro do “Court” da mesma Universidade. Foi Subsecretário de Estado Adjunto do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros. Entre outros cargos, foi Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa no Reino Unido, Director-Coordenador das Delegações da AICEP no Reino Unido e na América Latina, Coordenador da Missão de Apoio à Reconciliação Nacional em Timor Leste do Club de Madrid e Professor e Investigador Universitário no Reino Unido e em Portugal. Foi também Cônsul Honorário da República do Botswana em Portugal.

Pedro Janeiro
Economista, Deloitte

Pedro Janeiro é actualmente Manager de Consulting, Strategy and Operations na Deloitte Portugal. É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e possui formações de especialização em Marketing, Estratégia e Inovação. É Mestre em Gestão de Marketing e Mestre em Gestão e Estratégia Industrial. Actuou ainda como Conselheiro do Ministro da Educação e Ciência no XIX Governo de Portugal.

António Lagartixo
Partner Deloitte

Partner da Deloitte Portugal e Angola e membro do seu Conselho Executivo. Responsável pela Business Unit que agrega os serviços prestados a clientes das indústrias de Products, Services, Utilities and Resources. Ao longo da sua carreira profissional integrou os quadros diversas empresas e organizações de serviços profissionais, tendo desenvolvido actividade em diversos países da Europa, África, Médio Oriente e América do Sul. É licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Lusíada de Lisboa, com especializações feitas em matérias diversas como Gestão Estratégica, Telecomunicações e Finance pela Universidade Católica e Harvard Business School.


Encerramento

Eurico Brilhante Dias
Secretário de Estado da Internacionalização

Doutorado e Mestre em Ciências Empresariais pelo ISCTE-IUL (2007 e 1999, respetivamente), e Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISLA Lisboa – atual Universidade Europeia de Lisboa (1995). Foi deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura, Vice-Presidente da Comissão dos Assuntos Europeus e membro da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. Professor Auxiliar na ISCTE Business School (desde 2000); Professor na Universidade Europeia, ao abrigo de protocolo com o ISCTE-IUL (2013-2017); Perito Externo da Executive Agency for Small and Medium Enterprises, Comissão Europeia (ao abrigo do Programa COSME – Horizonte 2020 – 2017); Membro do Conselho Geral do ISCTE –IUL (2013-2017); Foi Membro Executivo do Conselho de Administração da AICEP (2010-2011); Membro Executivo do Conselho de Administração da AICEP Global Parque (2007-2010).