Evento Internacionalização Media News Room Open Days PME Connect

As exportações deverão atingir 50% do peso do PIB até meados da próxima década

Secretário de Estado da Internacionalização apontou objetivos para as exportações

«Continuamos a ter dois desafios que temos de melhorar e concretizar: até meados da próxima década atingir os 50% do peso do PIB e crescer acima da média de crescimento do PIB, de forma a podermos também importar melhor e importar mais o que precisamos», realçou o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

O governante salientou a necessidade de apostar na diversificação de mercados, porque apesar de ter diminuído o número de empresas que exportam para um só mercado – menos duas mil –, ainda há empresas em que isso acontece, e são cerca de dez mil. «Há um trabalho importante que estamos a fazer de alargamento da base de países para onde exportamos, mas a principal dificuldade ainda está nas PME», revelou.

«O país continua a sentir uma grande dificuldade em alargar a base de empresas exportadoras, principalmente dada a perda de empresas exportadoras, que não consolidam a oferta em mercados externos e acabam por regressar apenas ao mercado interno, ou mesmo empresas que acabam por entrar em falência», alerta Eurico Brilhante Dias. «Mas há outras empresas que se juntam: de meio milhar que saem, outras cinco mil entram, contribuindo para o mercado exportador», explica.

O secretário de Estado da Internacionalização, com experiência nesta temática da cooperação entre grandes grupos e PME e na sua entrada nos mercados internacionais, explicou que o PME Connect está muito alinhado com a política pública no quadro da internacionalização, porque é um contributo para aumentar as exportações. «A colaboração entre os grupos fortemente internacionalizados e as PME, como acontece nesta iniciativa, vai neste sentido, e por isso é de louvar. Porque o processo de internacionalização não é uma tarefa do governo, é um processo coletivo, e temos de olhar para a procura externa como motor de desenvolvimento para continuarmos a crescer».

Os “Open Days PME Connect”, um evento de business networking em que foram partilhadas experiências no âmbito do projeto PME Connect e feito um balanço do trabalho realizado até aqui, decorreu entre 20 e 22 de fevereiro no Auditório da Casa da América Latina e UCCLA, em Lisboa. O evento contou com a intervenção de mais de 80 oradores, entre representantes de grandes empresas portuguesas, PME e organismos públicos, representações diplomáticas, académicos e membros do governo, e foram apresentados casos concretos de experiências internacionais, para além de serem transmitidas diferentes visões e conhecimento sobre a internacionalização e competitividade da economia portuguesa.

Todas as informações sobre o evento disponíveis no site https://aippmeconnect.com/.

Autor: Midlandcom, Consultores de Comunicação, Lda.
Fotografias: Joaquim Morgado, Color Shop

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s