Entrevista Fravizel Inês Frazão

Entrevista – Inês Frazão (Marketing e Departamento Internacional)

Entrevistámos Inês Frazão, responsável pelo Departamento de Marketing e Departamento Internacional da Fravizel.

1) Todas as empresas têm uma história para contar sobre a sua fundação. No caso da Fravizel, qual o contexto em que a mesma foi criada?

A empresa tem 35 anos de história e nasceu para desenvolver e fabricar equipamentos adaptados à medida do cliente e com a máxima qualidade e robustez para o tipo de trabalho.

2) Nos vários anos de vida da Fravizel, são muitos os momentos que marcaram a sua atuação. Pode enumerar alguns dos momentos mais marcantes na história da empresa?

Em 1984, a fundação do grupo Auto Frazão (reparação de máquinas); em 1998 a fundação Fravizel (fabricação de equipamento); em 2002 as novas instalações Fravizel. Em 2004 começou o processo de internacionalização; em 2009 houve um rebranding das empresas do grupo e em 2018, estava presente em 42 países com exportação direta e indireta.

3) Se a história e os eventos mais marcantes no passado nos ensinam hoje a tomar decisões mais ponderadas, na sua análise, o que avalia como grandes desafios e constrangimentos ao crescimento da organização?

Instabilidade financeira e falta de apoios à exportação, às PMEs

4) A internacionalização é um processo cada vez mais utilizado pelas empresas portuguesas para sustentar o seu crescimento nos mercados internacionais. No caso da Fravizel, qual é a estratégia de internacionalização em curso?

Diversificação de mercados e aumentar as vendas em mercados já existentes.

5) O PME Connect é um programa de apoio à internacionalização das empresas portuguesas com a particularidade de aproximar as PME das grandes empresas. Quais as razões que fundamentaram a decisão da empresa em aderir ao programa PME Connect?

Porque aprender com os melhores, neste caso com a Mota-Engil, é uma mais valia. A transferência e partilha de conhecimento são essenciais para ganhar o desenvolvimento de competências.

6) O que falta para ter ainda melhores resultados na internacionalização?

Diminuir as barreiras linguísticas.

7) Por último, quais são os planos para o futuro da Fravizel?

Aumentar a pegada internacional da Fravizel e as parcerias dos nossos clientes.

Sobre a Fravizel

A Fravizel é uma empresa de engenharia e metalomecânica que fabrica acessórios para todo o tipo de máquinas (escavadoras, carregadoras, dumpers, etc) e está focada no aumento de produtividade nos setores onde atua (construção, pedreiras, florestal, portos marítimos, indústria, etc) e soluções à medida do cliente. A Coremaq está focada na reparação de máquinas e na assistência contínua dos seus parceiros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s