O PME Connect

Um projecto inovador desenvolvido pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) e Deloitte Portugal, contando com o apoio da Casa da América Latina, UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e Ordem dos Economistas.

O PME Connect ambiciona fomentar a internacionalização de PME através da interacção com grupos económicos fortemente internacionalizados (GFI). Neste sentido, são cinco os GFI que colaboram para a concretização deste projecto: Sonae (Retalho), Mota-Engil (Construção), EDP (Energia), Pestana (Turismo) e a Tekever (Defesa & TI). Cada GFI liderará um grupo de trabalho com cerca de dez PME.

A par de um estudo de benchmarking internacional, juntamente com a realização de um survey para as PME sobre internacionalização, realizar-se-ão Activation labs (workshops) nos quais as PME receberão mentoria dos GFI, visando uma colaboração internacional entre ambos. Previamente, realizou-se dia 23 de Maio de 2018, na Sala dos Presidentes da AIP, uma sessão pública de apresentação do projecto. Finalmente, será ainda realizado um evento público final para a apresentação dos resultados.

Em 2019, serão realizados três Open Days nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro no sentido de fomentar a colaboração e networking para a internacionalização das empresas portuguesas.

O PME Connect conta com participação de algumas das empresas de maior destaque nacional, tal como com o envolvimento de várias outras entidades através da sua integração no conselho consultivo.

Mais informação sobre as entidades envolvidas no projeto PME Connect encontra-se aqui:
O Conselho Consultivo